A Ciência dos Compostos

SELEÇÃO OBJETIVA
Índice montana = 2PD + 2GP14 + 3P14 + 2Musc14 + 1PE14

Legenda:
PD: DEP para Peso a Desmama
GP: DEP para Ganho de Peso da desmama aos 14 meses
P14: DEP para Peso aos 14 meses
Musc14: DEP para Musculatura aos 14 meses
PE14: DEP para Perímetro Escrotal aos 14 meses

Selecionamos facilidade de parto, fertilidade, crescimento e qualidade de carcaça

O programa de seleção do Montana garante o aumento da eficiência total através do progresso balanceado entre facilidade de parto (PN), reprodução (Pe14), crescimento (Pd, P14) e qualidade da carcaça (Musc14).
O índice de seleção utilizado no Montana pondera de forma objetiva as diferentes características selecionadas para obter o melhor resultado global.

Construindo um Incrível “Pool” Genético

O Montana Composto Tropical utiliza o mais avançado programa de seleção para garantir o máximo progresso genético.

Reunimos o maior banco de genes compostos do mundo.

O “pool” de genes utilizado no Montana está super abastecido com o máximo de diversidade genética e heterozigose. Só assim podemos garantir máxima variabilidade genética e retenção de heterose nas gerações seguintes.
Nosso banco genético é formado com os melhores touros destacados entre diversas raças ao redor do mundo – já foram utilizados 943 touros de 37 raças diferentes, obtidas em 4 diferentes continentes! O Montana é amplamente beneficiado pelo uso intenso dos melhores touros de cada raça e novas raças são constantemente avalidadas, garantindo a alta variabilidade genética.

Utilizamos um modelo estatístico exclusivo.

Este modelo é capaz de separar os efeitos da heterose das diferenças genéticas aditivas. Sua principal característica é sua estratégia para estimar o vigor híbrido baseado no tipo biológico de cada raça.
Esta versão especial do Modelo Animal foi desenvolvida em conjunto pelos geneticistas da USP/Pirasununga e da Universidade do Colorado/Fort Collins.
0 programa de DEPs do Montana é, provavelmente, o maior banco de dados gerado em um sistema de seleção para comparações entre raças nos trópicos.

DEP

DEP significa “Diferença Esperada na Progênie”, ou seja, qual será o diferencial esperado nos filhos de determinado reprodutor quando comparado aos filhos de outros touros. Veja um exemplo prático: se um reprodutor tem uma DEP de + 15kg aos 420 dias, significa que se espera que seus filhos pesem 15kg a mais que a média da raça ou da população onde foi avaliado. Assim, a DEP é uma forma de se avaliar geneticamente os reprodutores, e o quanto de uma característica eles irão transmitir a sua descendência.

Selecionamos toda a população em uma única direção.

Todo o Programa Montana é orientado por profissionais treinados, diferentemente de outras raças onde a maioria dos criadores atua de modo isolado, seguindo critérios de seleção diversos.
A equipe do Montana, inclui zootecnistas e veterinários em tempo integral, mais assessoria de 3 geneticistas contratados, além dos vários técnicos para serviços terceirizados.

Mantendo-se na vanguarda da genética bovina.

O Montana conseguiu cumprir com sucesso as complicadas etapas iniciais no desenvolvimento de compostos – combinando os atributos de múltiplas raças e diferentes tipos biológicos.
O projeto também está amadurecendo em direção ao equilíbrio – estabilizando diferentes recursos, selecionando os mais avançados e adequados genes dentro do próprio “pool” de genes do Programa Montana.

2014 - Composto Montana - Todos os direitos reservados.
Design e Desenvolvimento Oppera