Heterose / Vigor Híbrido

1+1 = 3. Se você acha esta conta estranha, é porque deveria conhecer melhor o Montana!

Heterose é um fenômeno genético que ocorre quando animais geneticamente distantes se cruzam. Num acasalamento comum, espera-se que o valor genético da progênie seja igual à média do valor genético dos pais. Quando o acasalamento é feito entre animais de grupos genéticos diferentes, como taurinos e zebuínos, acontece a heterose, que faz com que a média do valor genético da progênie seja superior ao valor genético dos pais.

Temos heterose máxima (100%) no acasalamento entre zebuínos e taurinos, a tão famosa e vantajosa geração F1. A grande dificuldade de programas de cruzamentos que utilizam raças puras é a manutenção da heterose, que tende a se perder de geração para geração.

O Composto Montana é uma solução muito simples para essa questão. O cruzamento entre os 4 tipos biológicos que compõem o Montana consegue reter até 84% da heterose inicial observada no F1. Sem contar os ganhos cumulativos proporcionados pela genética aditiva (DEPs) dos touros Montana.

Na prática, usando Montana na sua vacada você consegue emprenhar as novilhas mais cedo, preparar animais para o abate antes dos dois anos e deixar bezerros mais pesados na desmama.

2014 - Composto Montana - Todos os direitos reservados.
Design e Desenvolvimento Oppera